Dicas para torcer pelo Brasil com segurança!

Esteja prevenido financeiramente: Engana-se quem acha que vai aos estádios só assistir o jogo e voltar pra casa. Durante a copa você estará rodeado de coisas para venda, seja comida, bebida, acessórios para torcida... Ainda mais se levar a família inteira, sempre alguém vai querer comprar algo. 


Vai viajar? Cuidado em dobro! Muita gente se programou para ir as cidades sedes, ou até mesmo quer fugir de todo “fuzuê”. Mas durante essa época o cuidado deve ser dobrado, pois haverá um considerável aumento no trafego e o transito estará embaraçoso. É turista chegando, gente saindo, táxis, torcedores, etc. Use o cinto de segurança e em hipótese alguma misture bebida e direção. Deixe para tomar a cervejinha quando chegar em casa, ou, vá de táxi ver os jogos. 

Cuide com o que pode levar (e o que não pode): Para assistir os jogos no estádio são permitidos apenas alguns objetos, como: cartaz ou bandeira (de até 2mx1,5m), radinho, copo plástico e câmera digital (amadoras). Fique atento pois alguns objetos estão expressamente proibidos, como: caxirola (acessório de torcida), mochilas, lata/garrafa de bebidas e sinalizador. Evite constrangimentos e leve apenas o permitido. 

Para quem quer festejar, vá a lugares seguros! A FIFA organizou as fan fests, localizadas em cada cidade sede. É o local ideal para quem quer se divertir, com shows ao vivo, recreação, etc. Mas lembre-se, mesmo com a segurança reforçada, não deixe seus objetos de valor a mostra, controle na bebida alcoólica e não ande sozinho por locais desconhecidos. 

Fique atento com os protestos! Não importa se você irá protestar ou não. O importante é ter cuidado para não sair prejudicado, ou até mesmo machucado. Defenda seus argumentos sem violência e mantenha distancia de vândalos e falsos-protestantes. Se por acaso houver zonas de conflito, afaste-se e busque um lugar seguro. Se você é contra as manifestações, é melhor não intervir e deixar que cada um expresse sua opinião.