Cadeirinhas - segurança para seus filhos.

A regra do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre cadeirinhas utiliza faixas etárias para indicar o equipamento mais adequado:  


- bebê conforto deve ser usado por crianças de até 1 ano; 
- cadeirinha deve ser usada de 1 a 4 anos; - assento de elevação é para crianças de 4 a 7 anos e meio; 
- banco de trás, só com cinto de segurança, é indicado às que têm de 7 anos e meio a 10 anos, com 1,45 m de altura, no mínimo. 

Claro que, essas mudanças podem variar de acordo com o crescimento de seu filho. Ou seja, deve-se analisar a altura e peso da criança, para avaliar ou não se está na hora de trocar de cadeirinha. 
Lembre-se que, o uso da cadeirinha é muito importante, já que grande parte dos acidentes acontece em ruas onde a velocidade não passa de 60 km/h e, como o corpo das crianças é frágil, as cadeirinhas são projetadas para segurá-las nos pontos mais resistentes do organismo, de modo a causar o mínimo de ferimentos internos. 
Não adianta ter a cadeirinha e não prender seu filho direito. O cinto da cadeirinha precisa ser colocado de forma que apenas um dedo caiba entre o cinto e o corpo da criança, ou seja, o cinto precisa ficar justo. 
A regularidade no uso também é essencial. Não use a cadeirinha só para viajar, ou apenas em distâncias mais longas. Acostume seu filho a usá-la sempre, nem que seja para ir até a esquina.