Fumaças do escape... saiba o que cada uma significa.

É tudo uma questão de interpretar a fumaça. Isso mesmo, baseado na cor e no momento em que a fumaça sai do escapamento, você consegue identificar se algo está errado e até mesmo onde é o problema. São 3 tipos de fumaça que o escapamento do seu carro pode expelir: 


- Fumaça Branca: Não é necessariamente um sinal de problema, desde que ocorra apenas em dias mais frios ou no momento em que o motor é ligado. Nesse caso é apenas o ar frio sendo condensado e expelido pelo escape. No entanto, se mesmo com o motor já aquecido ou em dias quentes seu carro parece um dos aviões da esquadrilha da fumaça, o seu motor também está queimando água na câmara de combustão. 
- Fumaça Preta: Quer dizer que a mistura ar/combustível do seu carro está rica. Dizemos que a mistura é rica quando o motor injeta mais combustível na câmara do que consegue queimar. Esse combustível em excesso acaba indo embora no escapamento e só é queimado do lado de fora pelo calor do próprio escape. Daí a fumaça preta. Ou seja, seu carro está gastando um combustível que está sendo queimado sem utilidade alguma. 
- Fumaça Azulada: Fumaça azulada é indicação de problema grave. Indica que seu motor está queimando óleo. Normalmente isso ocorre por conta de alguma folga nos anéis dos pistões, que podem estar desgastados ou quebrados. Um sintoma para confirmar o problema é o nível de óleo baixando muito rapidamente. Nesse caso a manutenção é mais complexa e mais cara, pois seu carro pode ter problemas sérios com falta de lubrificação. 

Fonte: Vida Automotiva.