Pneus reutilizados: Será que são seguros?

Os preços dos pneus em geral não são dos mais acessíveis. No mercado, podemos encontrar opções zeradas de fábrica um pouco mais em conta, mas nunca baratas: apenas uma unidade do pneu pode custar mais de R$ 300. Já o jogo completo custa, em média, R$ 900. Sabemos que existem possibilidades, muitas vezes de origem duvidosa, que oferecem super  descontos, mas será que valem a pena? O DP Auto traz dicas para você entender os pneus conhecidos como “meia-vida” para não ser enganado. Fique esperto e também aprenda a prolongar a vida dos seus pneus!

 Os famosos pneus “meia-vida” são aqueles já foram utilizados, que já foram trocados. O analista de sistemas Rotsen Diego nos contou que já recorreu aos pneus de segunda mão. “Eu os utilizei por praticidade e economia, pois troquei as rodas e precisei trocar os pneus. Não tive problema, depende do lugar onde você compra”, conta.

Os pneus direto da fábrica são mais seguros, mas também é possível reutilizar pneus desde que você saiba a procedência. Então, você precisa saber se quem está realizando o procedimento é de confiança.

O valor pode ser mais barato, mas a vida útil também será reduzida. “Não é recomendável rodar mais de três meses com esses pneus. Há quem dê o prazo de até um ano, mas eu não acho aconselhável, depende mesmo do desgaste da borracha, é bom ficar de olho”, alerta Rogério. Será que vale a pena investir para passar apenas três meses com um pneu?

Para verificar o nível da camada, você pode checar tendo o TWI  (Tread Wear Indicator) como referência. A marca que indica o estado de desgaste de rodagem está presente em todos os pneus. Caso o seu esteja abaixo dos 1,6 milímetros de profundidade, é perigoso, pois eles perdem totalmente a aderência com o solo, além de ser passível de multa. Se o seu atingiu as marcações do TWI, está na hora de trocá-lo.

Outro problema é que os pneus reutilizados geralmente não são da mesma marca, o que impossibilita a manutenção.  O vendedor da Drive Auto Center, José Jr, explicou que “é difícil balancear os pneus de fabricantes diferentes, não ficam todos iguais. Isso pode trazer problemas para o carro e condutor”. Então, também é importante ficar atento às características dos pneus que você pretende adquirir.

Faça as contas: os pneus de fábrica, em geral, possuem 5 anos de garantia, podendo ela ser acionada em caso de defeito. Mau uso não será coberto. Já os reutilizados são mais baratos, mas não duram muito e a segurança é duvidosa.

Anote as dicas para prolongar a vida útil dos seus pneus:

- A cada 10 mil quilômetros rodados, faça uma manutenção com alinhamento e balanceamento.

- Fique atento à marca TWI do seu pneu.

- Consulte a data de validade do pneu que irá comprar (a duração é de 5 anos, faça o cálculo e veja se vale a pena)